Ricardo Tosto, em entrevista ao Migalhas, fala sobre os 25 anos do Leite,Tosto e Barros Advogados e associados

Os advogados Ricardo Tosto e Zanon de Paula Barros concederam entrevista ao Migalhas e falaram sobre a trajetória do escritório de advocacia e o recebimento do Troféu Jubileu de Prata.

Sua história inicia com a união dos dois advogados que,através de um gesto “insano”, (segundo Zanon),criaram o escritório de advocacia. Relatam que o início foi difícil para os dois. O principal desafio foi se aceitarem em suas diferenças e irem aos poucos se conhecendo.

Ao longo dos anos o escritório Leite, Tosto e Barros Advogados foi crescendo e incorporando novos sócios. Segundo Ricardo, foi a união do conhecimento e da experiência com os novos advogados que chegaram que transformou o escritório em referência do setor Contencioso no Brasil.

Não é de se admirar que, segundo o guia Análise 500, edição 2016, o Leite, Tosto e Barros ocupa pelo 11º ano consecutivo o título de mais admirado na área jurídica, sendo Ricardo Tosto um dos destaques da empresa no setor de Energia Elétrica, juntamente com Paulo Guilherme.

O escritório, em sua escalada para o sucesso, criou parceria de apoio com os escritórios Strasburger & Price (EUA) e Forastieri Abogados (México). A empresa, fundada por Ricardo Tosto e Zanon de Paula Barros, atua no contencioso, dentro e fora do Brasil, enquanto o Strasburger cuida da área de óleo e gás, contencioso, tributário e finanças corporativa e o Forastieri no direito corporativo, títulos e comercial. A principal intenção desta parceria é se ajudarem indicando os melhores advogados de seus países a seus parceiros.

O tempo passou, os clientes foram aumentando e exigindo mais, levando o escritório a se especializar em outras áreas. Foi então que eles passaram a atender também nas áreas de Recuperação Judicial, Direito Público, Penal, Ambiental, Tributário, entre outros.

Segundo Ricardo Tosto e Zanon, um dos fatores do sucesso alcançado é manter boas relações com a classe empresarial. Na entrevista Ricardo Tosto diz que a visão prática do Direito facilita a comunicação com seus clientes e esta facilidade de se relacionar com a classe empresarial os diferenciou e propiciou-lhes o sucesso e a permanência no mercado competitivo do Direito.

Ricardo costuma dizer que existe uma relação familiar dentro do escritório, com desentendimentos e reconciliações, como é de praxe acontecer em grandes famílias. Ele credita que o crescimento é inevitável e que a formação de sucessores é imprescindível.

Ricardo diz que, diante da necessidade de continuidade da empresa, têm muito prazer em ajudar os jovens associados em sua escalada profissional e, consequentemente, fica tranquilo em saber que a empresa ficará em boas mãos. O Dr. Charles Gruenberg estava presente na entrevista e falou alguns tópicos de sua vida como estagiário e, mais tarde, sócio da empresa. Ele diz que Ricardo e Zanon souberam guiar os jovens advogados ajudando-os em sua formação como seres humanos, em seu caráter, personalidade e consequentemente na formação de excelentes profissionais.

Os entrevistados disseram que o escritório consegue trabalhar com unidade e esperam que outros sócios venham fazer parte desta grande família para que levem este “filho do mundo” adiante.