Prefeituras brasileiras começam a utilizar o sistema e-governe na administração pública

Com a proposta de incluir soluções mais simples e inteligentes, o sistema e-governe começa a fazer parte de algumas prefeituras brasileiras. O sistema é uma junção de soluções práticas, modernas, e inteligentes para os diversos problemas de administração pública, com todo esse aparato, o sistema promete ser a inovação para uma boa gestão pública no país.

Uma das prefeituras a adotar o sistema na administração pública foi a Prefeitura de Osasco/SP. O prefeito de Osasco implementou o sistema para realizar toda a plataforma de emissão das notas fiscais eletrônicas da cidade. O programa escolhido para a Prefeitura de Osasco é o e-governe ISS, que cuida exclusivamente de emitir as notas fiscais eletrônicas e de gerenciar o ISS – Imposto Sobre Serviço – do Município de Osasco.

O serviço escolhido pela Prefeitura de Osasco, permite que as emissões de notas fiscais sejam feitas através da internet, bem como a emissão da segunda via que pode ser requisitada a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias. A Prefeitura de Osasco ganhou mais agilidade e segurança na hora de fazer as emissões de notas fiscais da cidade, e quem mais se beneficiou com o novo sistema implantado foram as empresas do município que agora podem fazer todos esses serviços burocráticos de forma mais simples e segura.

O sistema e-governe ainda trouxe outros diversos benefícios para a cidade de Osasco, como: Autenticidade nas informações disponibilizadas nas notas fiscais (elas podem ser verificadas e atestadas no site da prefeitura); Confidencialidade assegurada pelo sistema, o que impede que as informações sejam extraviadas ou falsificadas; Emissão de outras vias da nota fiscal a qualquer momento, evitando assim o armazenamento gigantesco de diversas cópias do documento; Métodos mais práticos para a emissão do documento em casos de empresas que geram muitas notas fiscais ao mês.

A Prefeitura de Teresina-PI também passou a adorar o sistema em diversos órgãos da prefeitura. Os servidores públicos que trabalham em diversos setores da cidade, receberam um treinamento especializado para que passassem a utilizar o serviço como método para facilitar os processos burocráticos desenvolvidos pelos servidores. Na Prefeitura de Teresina, o objetivo foi otimizar mais o tempo nos atendimentos públicos, bem como melhorar o acesso aos dados dos cidadãos.

A implementação do sistema na Prefeitura de Teresina, trouxe mais agilidade no atendimento de diversos setores da cidade, dentre eles: análise de sugestões, reivindicações da população, identificação de problemas e o monitoramento dos serviços prestados pela cidade. Segundo o prefeito Silvio Mendes, que atuou na época da implementação do sistema, o e-governe teria sido requisitado exclusivamente para tornar os processos de atendimento mais rápidos e para garantir a segurança dos dados de cada cidadão.

A criação desse sistema partiu como uma necessidade em fornecer um serviço de qualidade para a administração pública. O sistema e-governe é uma parceria de grandes empresas: Consult, Sisteplan e Minauro. Segundo os criadores desse inovado sistema de soluções, os programas disponíveis contam com o que há de melhor em tecnologia, porém com um design simples e intuitivo que permite uma navegação muito mais ágil. Além disso, o sistema fornece diversos módulos de segurança em todos os programas, para que o acesso aos dados seja controlado exclusivamente pelos usuários cadastrados. O histórico das operações realizadas no sistema possui criptografia e algoritmos para ter acesso.