Neogama cria propaganda especial para o “Dia Mundial Sem Tabaco” sob direção de Alexandre Gama

O dia 31 de maio pode ser considerado muito importante para o mundo no que diz respeito à saúde, pois é o “Dia Mundial Sem Tabaco”. O principal objetivo desse dia é proteger a população contra os malefícios do cigarro. Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o cigarro mata 428 pessoas por dia no Brasil, sendo que 12,6% de todas as mortes causadas no país tem como protagonista o tabagismo. Logo, esse dia busca conscientizar as pessoas que o cigarro mata e, para colaborar com essa informação, a Neogama, agência publicitária brasileira dentre as 20 maiores do país, cujo o fundador é Alexandre Gama, lançou para a Associação de Defesa da Saúde do Fumante – ADESF – uma campanha especial.

A campanha teve como meta lembrar a população sobre os problemas e riscos do cigarro. E para despertar a atenção do público, a Neogama, do empresário e publicitário Alexandre Gama, utilizou-se da criatividade e transmitiu ao público a mensagem de como fumar pode trazer um risco maior à vida do que atividades normalmente consideradas perigosas, se comparadas com a simples ação de dar uma tragada. Dessa forma, a agência elaborou três filmes que colocam pessoas em situações distintas, como um mergulho ao lado de crocodilos, um ato de desarmar bomba e um salto de base-jump. Essas atividades possuem um risco enorme, mas o número de mortalidade é bem inferior ao tabagismo.

Criado em 1987, o “Dia Mundial Sem Tabaco” tenta contribuir na preservação das gerações presentes e futuras não apenas com relação ao ser humano, mas também em situações de destruição social, ambiental e econômica, decorrentes do uso do tabaco e da exposição ao mesmo. Com efeito, a agência de Alexandre Gama buscou trabalhar essa ideia de conscientização nos comerciais, como, por exemplo, na propaganda do mergulho com crocodilos, onde é informado ao telespectador que a taxa de mortalidade produzida pela atividade radical é de 250 óbitos por ano em todo o mundo. Já o tabagismo corresponde a uma média anual de seis milhões de mortes, ou seja, vinte e quatro mil vezes mais que o mergulho com crocodilos, uma situação bastante chocante.

Além de ser considerado pela Organização Mundial da Saúde – OMS – a principal causa de morte evitável do mundo, o tabaco ainda é responsável por um custo aos lares e aos governos acima de $1,4 trilhão de dólares, devido as despesas geradas com relação à saúde e perca de produtividade, bem como custos relacionados aos impactos causados ao meio ambiente. A campanha da Neogama, que teve como direção geral de criação o próprio CEO da agência, Alexandre Gama, foi divulgada nas mídias sociais no próprio dia 31 de maio.

Formado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP –, o publicitário Alexandre Gama iniciou sua carreira no ano de 1982 como redator e hoje é considerado especialista em posicionar marcas e torna-las desejadas pelos clientes. No ano de 2016, foi o primeiro publicitário brasileiro a ser convidado pela Global Creative Board, comitê da Publicis Groupe formado por 6 líderes mundiais de agências.