Eduardo Sirotsky Melzer volta a ser destaque em lista de jovens executivos mundiais

O Cambridge Institute for Family Enterprise – CIFE foi fundado ainda no Século XX, mais precisamente no ano de 1989. Trata-se de uma organização global de consultoria, educação e pesquisa dedicada a ajudar empreendedores a alcançar sucesso duradouro em negócios de base familiar. As atividades promovidas pelo CIFE são organizadas e desenvolvidas no intuito de proporcionar um espaço de aprendizagem coletiva por meio da troca de ideias e do compartilhamento de experiências.

Anualmente, desde 2015, o CIFE publica uma seleta lista com os nomes dos mais destacados líderes mundiais sucessores de negócios familiares. Neste ano, a relação contém dezessete nomes de herdeiros que têm oferecido significativa contribuição social por meio das empresas que conduzem.

A equipe responsável pela escolha dos nomes é composta por especialistas em negócios familiares, os quais trabalham sob a presidência do Professor Doutor John Davis, da Harvard Business School.

Instado a manifestar-se a respeito do seu trabalho à frente do time de selecionadores, Davis ressaltou a importância de oferecer reconhecimento público a este grupo de líderes por tratarem-se de executivos cujo papel à frente de seus negócios possui grande potencial de impacto nas comunidades de que fazem parte.

Entre os agraciados de 2017 está o brasileiro Eduardo Sirotsky Melzer, chairman do Grupo RBS, o maior conglomerado de mídia do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil. Sua indicação não chega a ser uma surpresa, já que o executivo esteve presente também nas duas listas anteriores, publicadas em 2015 e em 2016.

Ao saber de mais esta nomeação, Eduardo Sirotsky Melzer se disse honrado pela lembrança de seu nome, especialmente por ter sido colocado entre empreendedores internacionais de valor inegável e que têm sido responsáveis por redefinir o significado de liderança global por meio de suas organizações.

Eduardo Sirotsky Melzer fez ainda uma referência especial em agradecimento ao professor doutor John Davis, a quem considera uma grande influência no estilo pessoal de liderança que tem buscado implementar.

Neste aspecto, é bom frisar, Eduardo Sirotsky Melzer não está desacompanhado. De fato, Davis é reconhecido mundialmente como uma das maiores autoridades quando se fala de negócios familiares. Vale destacar que uma das razões que o motivaram a buscar dar visibilidade a herdeiros sucessores foi sua percepção de que, usualmente, a sociedade em geral não reconhece nestes indivíduos o valor que possuem e o quanto agregam para a coletividade no desempenho de suas atividades profissionais. Frequentemente, e na maioria das vezes de modo injusto, são tidos apenas como pessoas bafejadas pela sorte e beneficiadas por atitudes de puro nepotismo.

O tipo de preocupação que moveu o Professor Davis sempre acompanhou os controladores do Grupo RBS. A ocupação de posições na hierarquia das empresas associadas acontece exclusivamente com base no merecimento demonstrado.

Duda Melzer, por exemplo, antes de chegar ao topo da hierarquia percorreu uma trajetória em que ocupou diversas outras funções que lhe fizeram conhecer com propriedade as rotinas dos negócios. Apenas depois de ter demonstrado seu valor e sua capacidade de entregar resultados é que foi confirmado à frente das empresas.