EMPREENDEDORISMO: DO QUE SE TRATA UM EMPREENDEDOR?

Todos sabem que o empreendedorismo consiste no processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas que já existem. É um termo muito utilizado no que tange à área empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou novos produtos, envolvendo inovações juntamente com riscos.

Podemos mencionar empreendedores mundialmente famosos, como Bill Gates e Steve Jobs, sendo conhecidos pela inovação no ramo da tecnologia, além de considerar que o produto desenvolvido por eles é utilizado na atualidade de forma cada vez mais intensa.

Tendo isso em vista, o que vem a ser um empreendedor? Muitos pensam que aqueles que possuem um negócio próprio recebem quantias significativas de dinheiro, levando em conta que toda pessoa que resolve ter coragem de empreender em novos negócios quer e, de fato, merece ser próspero.

Porém, infelizmente, não existe garantia de prosperidade no empreendedorismo, pois se trata de uma área de grande risco. Não que isso sirva para desmotivar futuros empreendedores, já que ser empreendedor é ser ousado para colocar suas idéias em prática.

Existem vários tipos de pessoas que ingressam no mundo do empreendedorismo, como empreendedores natos, empreendedores corporativos, empreendedores sociais, empreendedores herdeiros, empreendedores individuais, dentre outros. Cada um deles se torna empreendedor diante de circunstâncias particularmente distintas, mas todos conseguem alcançar o sucesso se persistirem nos seus ideais e tiverem um planejamento adequado para o desenvolvimento de seus negócios.

É importante lembrar que para se tornar um empreendedor de sucesso, é necessário possuir algumas características, como iniciativa, criatividade, pensamento estratégico, autoconfiança, otimismo, adaptação, resiliência, manejo da ansiedade e riscos e desejo de protagonismo.

Em suma, não é uma tarefa fácil conquistar o almejado sucesso ao empreender em negócios inovadores, mas, como em tudo na vida, é importante sempre dar o primeiro passo. Unindo as características acima, as chances de obter sucesso e prosperidade já aumentam, dependendo apenas do aspirante ao empreendedorismo se manter no patamar conforme a evolução de seus planejamentos e sempre se cuidar para não sofrer quedas de rendimento e de resultados.

SITES RELACIONADOS:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-ser-empreendedor