Em 2019, os investimentos mundiais com publicidade devem crescer 4,6%. Apesar do percentual positivo, há uma queda em relação às previsões anteriores. É o que diz um relatório conduzido pela Zenith, que mostra também o crescimento dos gastos com publicidadeonline.
Boas notícias para publicidade digital
O estudo revela que esses investimentos devem chegar a 28 bilhões de dólares até o fim deste ano. Os Estados unidos vai ser o país com maior participação, com metade do crescimento, alavancado pela expansão na publicidade na internet.
O relatório prevê que em 2021 os gastos com publicidade na rede vão crescer em um dígito. A última vez que isso ocorreu foi em 2001, o ano em que a bolha da internet estourou, devido principalmente, a popularização da banda larga.
Segundo a consultoria, neste ano, a publicidade online terá 47% de participação, frente aos 53% da mídia tradicional, um crescimento de 3 pontos percentuais ante ao ano passado. É um ritmo ainda lento, em virtude da maturidade do mercado. Nas previsões da consultoria, até 2021, a publicidade na internet terá mais da metade dos investimentos na propaganda global, concentrando 52% do mercado. Será a primeira vez que esse tipo de publicidade vai superar a marca de 50%.
Grandes marcas ainda são dependentes das mídias tradicionais
A análise mostra que as grandes marcas ainda dependem muito das mídias tradicionais como rádio e TV, destinando menos da metade dos orçamentos à divulgação online. As pequenas e médias empresas, por sua vez, destinam quase todo (ou todo) os seus orçamentos nas plataformas digitais, a exemplo do Google, Facebook e Instagram.
A Zenith é uma empresa do grupo francês Publicis fundado em 1926, um dos maiores do mundo e que ainda conta com as empresas Bartle Bogle Hegarty (BBH), Publicis New York, Glickman Shamir Samsonov, Leo Burnett Worldwide e muitas outras. São diferentes marcas que realizam diversas atividades de mídia: televisão, comunicação on-line móvel e interativa, revistas e jornais, cinema e rádio, outdoor.