Não há nada a trapacear – a inteligência artificial tocará o primeiro violino no desenvolvimento do comércio eletrônico. Essa direção já está afetando áreas de comércio eletrônico, como marketing, vendas e política de preços. Mas há algo mais – o vencedor é quem se aproxima do cliente.
Personalização e varejo preditivo – A essência da personalização é enfatizada pela imprensa de comércio eletrônico a cada passo. E com razão. Os clientes não apenas esperam mensagens e notícias dedicadas a eles, mas também rejeitam o conteúdo que não é. É por isso que a demanda por programas de suporte e automação desse processo está crescendo o tempo todo. Aqueles que permitirão que você crie uma experiência única de compra com base no comportamento do cliente no site da loja ou no histórico de compras anterior. Esses tipos de soluções não apenas analisam os dados do cliente, mas também aprendem regularmente, aumentando sua aplicação.
Programas de automação de marketing. Eles permitem que você insira regras que acionem respostas apropriadas ao comportamento específico do cliente. Exemplos de tais ações são o envio automático de um email personalizado depois de abandonar o carrinho de compras ou exibir uma janela pop-up antes de sair do site.
Sistemas inteligentes de recomendação. Eles permitem que os usuários exibam produtos que podem lhe interessar. A própria ferramenta aprende o comportamento dos clientes e, com o tempo, torna-se cada vez mais precisa, tornando-se uma espécie de assistente de loja. A coleta e o processamento de dados históricos sobre clientes, produtos e dados comerciais já permitem às lojas desenvolver uma estratégia de negócios muito mais eficaz, combinando dados relacionados a processos, vendas e comportamento do cliente.
Ferramenta de monitoramento de preços. Ele permite que você acompanhe os preços da concorrência em sites, sites de comparação e portais de leilão. Graças a isso, facilita a otimização da política de preços e a captura de oportunidades de mercado para aumentar o preço ou aumentar as vendas. Graças ao chamado No varejo preditivo, os varejistas podem antecipar a demanda, otimizar preços e identificar clientes e alcançá-los por meio de vários canais. Portanto, eles aumentam a fidelidade do cliente à marca e, consequentemente, apoiam as vendas.