Como a pesquisa de clientes resolve o problema de vazão no setor de B2B?

O conceito de “design de produto” tem muitos pontos de interseção com o gerenciamento, e ambos os termos são interpretados com muita liberdade. Pergunte aos seus funcionários: o que é design? Você terá muitas definições: são belas imagens, novas tecnologias, expressão visual e interação com os clientes, etc. Em tal situação, é necessário esclarecer o entendimento do papel de um designer de produto, seus deveres e habilidades nos negócios online.

Designer de produto como a voz do cliente – Assim como os gerentes de produto, os designers devem ser um dos membros mais sensíveis da equipe, atuar como tradutores das opiniões e desejos do cliente. Eles ajudam a coletar materiais sobre várias opções de design (principalmente com a ajuda dos clientes) e a testar os dados por meio de experimentos. Essa atividade de pesquisa naturalmente se cruza com o gerenciamento de produtos.

Projeto e métricas de produto – Muitas pessoas usam testes divididos para analisar dados e comparar diferentes interfaces, mas o design não pode ser baseado apenas em números secos. Para fazer a escolha certa, é importante considerar determinadas métricas. Freqüentemente, é dada atenção aos principais indicadores de tráfego (visualizações de página e número de usuários únicos), mas esses dados nem sempre ajudam a avaliar a eficácia de alterações específicas de UX. Todos os indicadores acima são muito gerais e, como regra, não estão diretamente relacionados à experiência do usuário e aos objetivos do seu projeto.

Ajuda no design de produtos a reduzir perdas – Todo mundo sabe que quanto mais tarde um erro é cometido, mais caro ele custa. No entanto, a maioria das empresas não presta atenção suficiente ao problema de saída, não resolve os problemas de interação do usuário a tempo. Eles preferem trabalhar sem uma avaliação clara de seu desempenho, esperando que funcione.

A tarefa do designer de produto é quebrar esse círculo vicioso e reduzir a rotatividade por meio de testes contínuos, ajudando toda a equipe a alcançar a excelência do produto.

Obviamente, gerentes e designers de produtos desempenham uma variedade de funções, cuja lista dependerá em grande parte da empresa em particular. Neste diagrama, você pode ver como as funções mudam dependendo do ciclo de vida do produto. Às vezes, as tarefas dos funcionários são duplicadas. Para um trabalho mais eficiente, você precisa conhecer esses pontos de interseção e poder levá-los em consideração ao desenvolver e melhorar o produto.