Como fazer o estresse funcionar para si mesmo?

Todo mundo conhece esses sintomas: palpitações cardíacas, boca seca, gotas de suor rolando lentamente da têmpora para a bochecha. Estresse é inevitável na vida. Muitos têm certeza de que não podem ser controlados ou ainda pior – o estresse deve ser ignorado ou suas manifestações ocultas.

A dica “Mantenha a calma e siga em frente” fica bem em fotos em redes sociais ou cartões postais, mas não ajuda na vida real. É tão útil quanto esconder a cabeça na areia.

O estresse afeta as pessoas de maneiras diferentes, pode nos pegar a qualquer momento, mas, talvez, todos enfrentem uma das situações estressantes mais comuns – esse é um pânico antes de algum evento. Nem importa qual é a escala: o estresse pode causar uma conversa futura com o chefe, um exame, esportes ou tocar uma música de karaokê. O estresse da expectativa pode matar completamente nossa capacidade de agir.

Mas e quanto a reconstruir seu cérebro e começar a usar o estresse para sua vantagem? Aceite o medo e a ansiedade, transforme-os em energia, alegria e concentração. Parece improvável? Nem um pouco.

Como o cérebro lida com o estresse – Quando experimentamos o estresse, uma substância chamada “noradrenalina” é liberada no cérebro. Esse hormônio aumenta o estado de alerta, melhora a concentração e a atenção, mas, ao mesmo tempo, a ansiedade.

A norepinefrina é capaz de atuar como um excelente “sintonizador” para o nosso cérebro. Ele ajuda a conectar diferentes partes do cérebro e ajuda a criar novas conexões neurais. Como a pressão pode torná-lo mais forte e inteligente Teste: Como a pressão pode torná-lo mais forte e mais nítido.

Isso significa que, se encontrarmos uma maneira de controlar as emoções e gerenciá-las (e, portanto, o estresse), podemos aumentar a produtividade do cérebro, aumentar a atividade criativa e até (apreciar a ironia do destino) ficar mais felizes e nos preocupar menos com insignificâncias. Mas como você pode mudar a maneira como percebe uma situação estressante em seus próprios interesses?

Reenquadrando para ajudá-lo – Muitos sintomas de ansiedade e estresse (boca seca, palpitações) são os mesmos da excitação. Tanto o estresse quanto a excitação são caracterizados por um alto nível de excitação e um baixo senso de controle.

Estudos demonstraram: quando pessoas em situações estressantes, como falar em público, dizem a si mesmas que precisam se acalmar, essa atitude pode de fato ter consequências desagradáveis. Quem percebe a situação atual como um desafio ou uma aventura enfrenta com mais sucesso o estresse e consegue canalizar esse sentimento para impulsionar os negócios.