No padrão atual, a economia é subdivida em 3 setores: Setor Primário, setor secundário e setor terciário.
No setor Primário a atividade é ligada a agricultura, pecuária e extrativismo vegetal (mineral, vegetal e animal). Este setor e todo o processo são relacionados a exploração dos recursos naturais do nosso meio ambiente para produzir itens que serão vendidos para fins de consumo.
O setor secundário é onde funciona as fábricas e industriais. A área é voltada para produção de bens de consumo, geração de energia, construção civil e etc. Aqui é onde as matérias primas extraídas do setor primário, são transformadas em produtos industrializados com um valor agregado alto. Neste setor o lucro é altíssimo pois atua como produtor de bens que serão distribuídos em grande escala no mercado e é aqui que os produtos são gerados como carro, roupas, computadores e maquinários existentes nas grandes industrias mundo a fora.
Apesar de todo lucro e riqueza que este setor gera, ele também é um dos grandes responsáveis por toda poluição e degradação do meio ambiente no nosso mundo.
Setor terciário é o que está ligado ao comércio e sua prestação de serviços. É aqui que talvez seja o responsável pelo crescimento econômico, principalmente de países emergentes mas não apenas deles e sim de todos pois tem um grande valor agregado. É um campo bastante diversificado e atua em outras áreas.
Este setor é o que mais cresceu nos últimos anos pois a população rural reduz a cada ano que passa. O comércio é responsável pela compra e venda de mercadorias e a prestação de serviços são as empresas de prestação de serviços, distribuição de mercadorias, financeiras, professores e etc. É um setor que abrange tanto as atividade formais como informais para que todos os países devam atingir determinados avanços em diversas áreas de atuação como sugere https://economia.terra.com.br/