Tudo o que você precisa saber sobre a experiência do usuário?

Mais e mais empresas estão começando a prestar atenção ao UX, percebendo o impacto que ele pode ter no seu sucesso comercial a longo prazo. O UX, ou experiência do usuário, abrange todos os aspectos da interação do usuário final com uma empresa, seus serviços e produtos. Representa a totalidade de todas as sensações humanas durante essas interações.

Neste artigo, descreveremos os principais conceitos do UX, seu design e os motivos pelos quais as empresas devem investir na experiência do usuário.

Design de Interação – Interações são entendidas como todos os cliques, pergaminhos e ações executadas pelo usuário no site. Eles são parte integrante da experiência do usuário: se uma pessoa não pode interagir com sucesso com o site, sua experiência não pode ser chamada de positiva. O design de interação procura ultrapassar os limites da funcionalidade simples, para que a ação de cada usuário os encante e forme uma experiência atraente para o usuário.

Interface do Usuário – Os conceitos de interface do usuário e UX são frequentemente confusos e usados ​​(erroneamente) como sinônimos. No entanto, a interface do usuário é o que o usuário vê e interage, enquanto a experiência do usuário é todos os aspectos da experiência ao usar o sistema.

Design visual – Nem o último papel na construção de uma experiência positiva é desempenhado pelo design visual. O visitante médio em seu site provavelmente não notará todas as nuances do design de interação ou da arquitetura de informações que você pensou cuidadosamente, mas definitivamente prestará atenção ao componente visual. Por design visual, entende-se tudo o que você vê na página, começando pelas imagens e pela estrutura da página, terminando com a fonte sob as ilustrações e o espaço em branco (espaço em branco).

Tipografia – A escolha das fontes e como o texto será exibido pode não parecer uma parte tão importante de uma experiência positiva, mas não é. Se seus usuários tiverem pelo menos a menor dificuldade em perceber as informações em seu site, isso definitivamente causará uma impressão negativa e afetará toda a sua experiência como um todo em seus negócios. Criar texto legível ajudará o leitor a entender seu conteúdo da maneira que você gostaria.