Agências da Receita Federal registram filas enormes para regularização do CPF

O auxílio emergencial no valor de R$ 600 destinado aos trabalhadores informais está sendo motivo de filas enormes em unidades da Receita Federal em todo o país. O motivo é que muitos brasileiros estão com o CPF irregular e não podem se cadastrar no programa de auxílio disponibilizado pelo governo no início do mês de abril deste ano. Foram registrados aglomerações de pessoas em filas com mais de 500 metros de comprimento em várias unidades da Receita Federal. As notícias sobre a aglomeração das pessoas para regularizarem o CPF contrariam as medidas determinadas pelo Ministério da Saúde de distanciamento entre as pessoas.

No dia 9 de abril deste ano, foi registrado o segundo dia consecutivo de filas e aglomeração motivadas pela regularização do CPF. No início do mês de abril deste ano, a Receita Federal já havia feito a recomendação de regularização do CPF de forma online e só procurar uma agência para regularizar o cadastro, pessoas sem acesso à internet. Um dos motivos para as grandes filas é que devido à pandemia de coronavírus no país, as unidades da Receita Federal estão trabalhando com menos funcionários e em horários reduzidos.

No município de Fortaleza, a multidão em busca de regularização do cadastro, principalmente pelo auxílio emergencial, responderam pelas maiores filas e aglomerações registradas nas unidades da Receita Federal entre os dias 8 e 9 de abril deste ano. Muitas pessoas já estavam nas filas da unidade na noite de 8 de abril para serem atendidas no dia seguinte. Porém, está em vigor desde o dia 20 de março deste ano a determinação que proíbe reuniões e aglomerações de pessoas devido à pandemia. As filas só poderão começar a ser formadas dentro do horário de atendimento das unidades da Receita Federal em todo o país.

Em municípios do Rio de Janeiro, também houve registros de filas extensas e aglomerações de pessoas em busca de atendimento nas unidades da Receita Federal. No bairro de Campo Grande, as filas já estavam com mais de 500 metros antes da abertura da agência. Assim também estavam as unidades de atendimento da Receita em Bayeux, localizada em João Pessoa. Em Goiás, as grandes filas começaram a se formar no dia 9 de abril deste ano, também em Pernambuco e no Paraná.