O trabalho de reciclagem faz parte da vida do presidente da Reciclamp, cooperativa que possui cinco parcerias para coletar materiais recicláveis na região de Campinas, cidade próxima de São Paulo. O início da trajetória do empresário não foi tão fácil. Valdecir Aparecido Viana passou a catar materiais recicláveis pelas ruas de Campinas depois que se mudou para a cidade para acompanhar o tratamento da filha.
Em Mato Grosso, Valdecir trabalhava como agricultor. A falta de estudos dificultou uma vaga no mercado de trabalho, por isso, teve que trabalhar como catador. No início, teve más notícias pois o seu trabalho não lhe dava perspectiva de sustentar a sua família. Depois de esforçar e unir suas forças com catadores da região, Valdecir conseguiu abrir a sua empresa.
A empresa Natura, a maior do mundo que recebeu a certificação do Sistema B, tem como fornecedor a empresa do ex-catador. O Sistema B é responsável por reconhecer empresas que unem o lucro com a preocupação socioambiental.
Os níveis de sustentabilidade social e ambiental nos negócios passam a serem analisados pelo sistema B. As empresas que estão interessadas em receber o certificado, terão que ser aprovadas em processo rigoroso que inclui um conjunto de informações, visitas técnicas e entrevistas.
No ano de 2014, a Natura recebeu a certificação, o que a colocou como a maior empresa do mundo a chegar nesse patamar de reciclagem. Durante dois anos, a certificação é atualizada para a renovação das práticas que podem trazer sustentabilidade no mundo.
Existe um plano grande para deixar o ambiente e a sociedade ainda mais sustentáveis através de impactos na vida das pessoas, o nome do projeto é Visão de Sustentabilidade 2050. Para deixar a atuação mais potente, empresas como a de Valdecir conseguem ampliar a eficiência de logística para coletar e destinar reciclagem de materiais que são naturalmente descartados depois do consumo.
A Natura consegue reciclar aproximadamente 32,8% das embalagens que são utilizadas em seus produtos. Em 2020, o objetivo é de alcançar 50% da meta. Para isso, a empresa sabe que precisará de uma quantidade maior de material para que seja destinado à reciclagem, o que vai além dos materiais descartados após o consumo dos produtos.