O vinho é uma bebida que bebida que, frequentemente, está relacionada a elegância, sendo servido em reuniões e eventos requintados. Mas, a popularização do vinho, que hoje ganha mais espaço também no meio doméstico, fez com que empresários apostassem em diferentes modelos de venda. Wine bars, self-service e rodízio de vinhos estão entre os negócios mais inovadores do ramo e já aparecem no Brasil.
Em livre tradução para o português, Wine bar significa bar de vinho. O conceito, escolhido pela personal trainer e sommelier profissional Daniela Peres é esse mesmo. A educadora física sonhou em vender o vinho como se vende chope: sem glamour, com preço acessível, em mesas de bar simples que deixam o ambiente perfeito para jogar conversa fora. Dona do Prosa e Vinho, localizado em São Paulo, é a própria sommelier, que tem conhecimentos em enologia, quem experimenta os rótulos que compõem o seu catálogo para manter a qualidade e acessibilidade aos consumidores.
E não é só no valor que o vinho tem se mostrado semelhante ao chope. Hoje já é possível encontrar a bebida saindo de torneiras, semelhantes às chopeiras. É o caso do self-service do Rafael Illan. Dono do Bardega, ele segue a ideia de incorporar o vinho no cotidiano das pessoas. Ao chegar no bar, o cliente carrega uma comanda com o valor desejado. Ela dá direito a retirar o vinho que escolhido para beber diretamente das máquinas. Com a grande aceitação do público, o empresário também abriu o Bocca Negra, que oferece rodízio de vinhos. Nesse sistema, o consumidor paga um valor estipulado e consome até 15 rótulos diferentes da bebida. Com os dois negócios, Illan já faturou mais de R$ 5 milhões.
Entre os negócios que mais ganharam destaque nos últimos tempos, estão aqueles relacionados à bebidas e drinks. Você pode conferir mais exemplos de casos de sucesso nessa matéria do portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Criar novas soluções faz com que empreendedores se diferenciem de outros modelos e conquistem a freguesia que, cada vez mais, e principalmente devido à crise gerada pelo coronavírus, busca por alternativas criativas para manter a sua rotina.