O papel dos leads no mercado digital e sua importância para

O papel do marketing digital é educar o mercado para a nova era da tecnologia. Os novos termos que surgiram com esse advento do mundo dos negócios trazem bastante dúvidas para que deseja criar negócios ou aprender sobre eles.

A verdade é que as atualizações que recebemos a cada dia sobre novas tecnologias, softwares, hardwares, deixam as coisas ainda mais conturbada para quem busca se aprofundar no mercado.

Um dos termos mais vistos por quem navega por esse meio é o “lead”. Diferente do que muitos pensam, as vendas online se baseiam na qualidade com que cada pessoa vai aderir a uma compra. Mais importante que vender é também fidelizar essa pessoa a sua empresa.

Um exemplo claro disso são as estratégias de marketing de conteúdo que visam estabelecer um público cada vez melhor, engajando e estudando as diferentes partes ativas e passivas no processo de aquisição de um cliente.

A aplicação do termo lead tornou possível uma categorização. Algumas empresas adotam o termo assinante como uma espécie de “sublead”. Mas as especificações corretas para designa-los são: Lead, MQL e SQL. Cada um desse, respectivamente, traz uma proximidade com uma venda ou com a aquisição do cliente. O ideal seria que cada venda gerasse um novo cliente assíduo.

A definição desse termo se baseia na contraposição de prospects, outro termo usado no marketing digital. Nesse meio podemos observar que algumas pessoas surgem em estabelecimentos comerciais, não compram um produto e não retornam, os famosos prospects. O caso do lead é aquela pessoa que se interessou por produtos ou serviços e precisa ter seus pensamentos trabalhados até a venda.

O objetivo final é alcançar esse relacionamento ideal com o cliente, é com base nele que muitas empresas do ramo digital conseguem prosperar em diversos cenários. Ter uma relação “amigável” com quem entra em seus negócios torna o processo cada vez menos estressante, pois já terá pessoas trabalhadas para comprar, pessoas que confiam em seu produto.