Bolsas europeias tem dia de forte alta e BCE flexibiliza empréstimos

Na Europa, os principais índices acionários encerraram o pregão do dia 23 de abril deste ano com alta, mesmo diante dos IPMIs (sigla em inglês para índices de gerentes de compras) estarem apontando uma queda considerável para as atividades econômicas na zona do euro. As notícias sobre a alta das bolsas europeias na sessão do dia 23 tiveram relação com a elevação nos preços do petróleo na sessão, que refletiu diretamente nas ações das empresas de gás e óleo.

Além disso, a medida de flexibilização que foi anunciada pelo BCE (Banco Central Europeu) trouxe novas regras para a negociação de títulos que estão classificados como “junk”. Essa decisão estimulou a demanda por risco e fez as ações dos bancos darem um salto na sessão do dia 23 de abril. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou o pregão com alta de 0,94%, alcançando a casa dos 5.826,61 pontos. Já a bolsa de Frankfurt teve alta de 0,95%, encerrando o dia em 10.513,79 pontos. O CAC 40 de Paris, teve alta de 0,89%, fechando o dia em 4.451,00 pontos, seguido por uma alta ainda maior na bolsa de Milão, que encerrou a sessão em 1,47% e alcançou a marca dos 17.011,11 pontos.

Após uma semana de grande volatilidade na cotação de preços do petróleo, as bolsas de valores ao redor do mundo ficaram sem referências, mas conseguiram valorizar por dois dias consecutivos na Europa e nos Estados Unidos. O petróleo Brent referente ao contrato de junho, teve alta de 10,55%, negociado na ICE de Londres a US$ 22,50 o barril.

Devido a isso, as grandes empresas do setor de gás e óleo apresentaram um dia de grandes lucros, fechando a sessão em alta de 3,02%. Já as ações da companhia britânica Tullow Oil tiveram alta de 26,96%, seguido de forte alta de 6,03% da espanhola Repsol. A BP, Dutch Shell e Total, tiveram altas de, 2,20%, 3,37% e 4,19%, respectivamente.

De acordo com a decisão do BCE, os bancos ainda poderão continuar a fazer uso dos títulos públicos italianos ou espanhóis como garantia para valores de empréstimos. Os empréstimos poderão ser realizados mesmos que o país contratante tenha classificação de crédito baixa.