Misteriosamente, Índia tem poucas mortes causadas por coronavírus, apesar de a população da mesma ser a segunda maior do mundo

Acerca do fato intrigante, alguns especulam que a Índia é um caso a parte e tem furado as expectativas. A Índia tem sido apresentada como um país privilegiado, visto que o índice de letalidade por covid-19 em suas maiores metrópoles são consideravelmente menores que os constatados em outras grandes cidades e capitais referenciais ao redor do mundo.

Depois de praticamente 60 dias posteriores ao primeiro contágio confirmado, os números de contagiados por coronavírus na Índia ultrapassou a marca dos 27000, sendo constatadas aproximadamente 800 óbitos.

Demorando muitos dias para ter o índice de letalidade por covid-19 dobrado, a Índia tem notícias que a enquadram no que autoridades do ramo da saúde apontam esse como um bom sinal de controle. Em outras localidades de primeiro mundo, esse índice foi dobrado em bem menos tempo.

Muitos funcionários responsáveis pela saúde argumentam que os critérios severos de quarentena impostos pelas autoridades, mantidas por cerca de 30 dias, possivelmente mantiveram a propagação da doença controlada.

Outras teorias especulam que o fato de a população indiana ser majoritariamente jovem contribui para estabelecer baixos índices de morte, visto que são as pessoas de mais idade que apresentam uma maior chance de falecerem em decorrência do contágio com o vírus.

Outras pessoas defendem a hipótese de que na Índia, a linhagem do vírus é menos contagiosa, e a hipótese que releva o clima marcado pelo calor, como fator atenuante para a difusão viral. Porém, as duas premissas não tem qualquer embasamento científico. Na realidade, os profissionais de saúde da Índia que tem tratado de casos graves do coronavírus afirmaram à emissora BBC que o vírus é tão contagioso no país como em qualquer lugar do planeta.

Em entrevista dada, Siddhartha Mukherjee, médico indiano, diz à repórter que a falta de testes em quantidade plausível pode estar ocultando a realidade, mesmo que só numa parcela.

A grande maioria dos óbitos indianos ocorrem ainda em domicílio. Neste percentual, óbitos causados por vírus como o da pneumonia, por exemplo, também são incluídos. Para responsáveis do sistema de saúde, esse também é um fator que possivelmente esconde a realidade do impacto causado pelo covid-19 na Índia, já que milhares de pessoas podem estar morrendo por causa do vírus e tais informações são estarem sendo contabilizadas.