Empiricus adota soluções da Salesforce em suas operações

A Empiricus é uma publicadora de ações financeiras. Ela vende conteúdo para os assinantes ensinando como fazer investimentos rentáveis e quais as melhores opções de investimentos disponíveis. Atualmente, a companhia possui mais de 180 mil assinantes e mais de 2 milhões de leitores, que recebem esporadicamente conteúdo.

Genuinamente brasileira, a empresa publica informações financeiras independente, produz relatórios em que apontam informações precisa sobre investimentos para que os clientes possam tomar suas decisões por si mesmos sobre as aplicações financeiras que geram maiores rendimentos do mercado, a fim de multiplicar seu patrimônio.

O principal forma de interação com os assinantes ocorre por e-mail. Com uma newsletter rica em informações, a empresa chega até vários clientes de forma rápida, segura e eficaz. Inicialmente a empresa utilizava uma ferramenta de disparos automáticos de e-mails e para o seu tamanho funcionava bem, atendia aquela parcela de clientes, mas conforme cresceu e ganhou mercado precisava de uma ferramenta mais robusta, capaz de enviar e-mails com rapidez e organização. Foi neste momento que a Empiricus adotou a solução de Marketing Cloud da Salesforce e encontrou nela uma ferramenta completa, capaz de enviar conteúdos mais relevantes de acordo com o perfil do assinante, aumentando as conversões de leitores a assinantes pagos, um dos principais objetivos da empresa, ressalta a COO da Empiricus, Beatriz Nates.

Para ela foi muito importante utilizar a ferramenta de disparos de e-mails, principalmente pela oportunidade de mensurar informações, saber quem está acessando, se estão gostando ou não. “Hoje, a gente mede absolutamente tudo o que sai daqui, a gente mede individualmente, as interações do usuário e tudo o que mais interessa a ele e focar nisso”, ressalta Beatriz.Utilizar o Marketing Cloud melhorou muito o engajamento com os assinantes pagos quanto dos leitores gratuitos. Beatriz ressalta a importância de apresentar conteúdo relevante para os usuários, senão ele para de abrir os e-mails enviados, deixa de ser um assinante. Por isso utiliza ferramentas para construir a jornada de conteúdo para o público.

A Empiricus envia mais de 120 milhões de e-mails por mês. São vários tipos de mensagens enviadas com diferentes tipos de conteúdo como renda fixa, fundos de investimentos, ações, entre outros. Nesse sentido, se faz imprescindível saber no que o usuário está interessado. Atualmente, o Marketing Cloud está implementado em diferentes departamentos da empresa, como Operações e Marketing Interno. Beatriz ressalta que a ferramenta gerou ganhos principalmente na entrega de e-mails e na segmentação para os assinantes, duas métricas que não são fáceis de medir em termos quantitativos.

Após virem os primeiros resultados positivos, a Empiricus ampliou as aplicações da Salesforce na companhia. Implementou o Service Cloud para dar suporte a consultoria BeeCloud nos departamentos de relacionamento com o leitor e também almeja implementar o Sales Cloud no departamento de televendas. Em um futuro próximo, a empresa pretende utilizar a solução Salesforce Einstein para o envio de e-mails; em seu departamento de televendas.

O intuito é utilizar chatbots para serviços de atendimento ao consumidor a fim de potencializar seus canais de comunicação. Além dele, a empresa planeja ampliar o Marketing Cloud para criar jornadas completas do público por meio de canais como SMS, e-mail e Push Notification.