Por que as posições do site na pesquisa são instáveis

Ao trabalhar com o site de um webmaster, muitas vezes são observadas flutuações de posições que não estão de forma alguma associadas a alterações na estrutura, código e conteúdo do site, nem a atualizações nos algoritmos de pesquisa. Os sites saem do TOP, retornam, abaixam e aumentam posições independentemente, sem as ações dos webmasters. Qual o motivo disso?

Mudanças na operação do algoritmo principal – Os mecanismos de pesquisa estão constantemente trabalhando em atualizações de algoritmos. Os dois mecanismos de pesquisa usam métodos de aprendizado de máquina em tempo real para tornar o algoritmo mais preciso e a resposta do mecanismo de pesquisa mais relevante.

Em particular, o Google combinou todos os algoritmos em um principal, tornando-se muito mais difícil para os webmasters determinar o que afeta a posição do site em cada caso específico de mudança de posição: qualidade do conteúdo, links, qualidade geral do site, publicidade e outros fatores.

As posições do site estão realmente flutuando – Geralmente, os webmasters usam ferramentas independentes para determinar a classificação / posição do site no SERP. Se a ferramenta mostra uma flutuação constante de posições, a primeira coisa a fazer é verificar por outros meios.

Às vezes, o motivo dos rebaixamentos e um aumento acentuado das posições não está nas mudanças algorítmicas da parte da pesquisa, mas no código e na operação da ferramenta de medição.

Quais mudanças apareceram no site – Se a posição correta do site for confirmada, o próximo passo é verificar quais alterações foram feitas recentemente no site.

Se o site for promovido por um webmaster ou empresa independente – Se você for o proprietário do site, encomendar a promoção a terceiros, deverá descobrir quais alterações foram feitas recentemente. Uma estratégia de promoção coerente pode ter falhado.

Como regra, um artigo é escrito e depois clonado para cumprir a exclusividade técnica e publicado em sites mais ou menos relevantes. Esses artigos raramente atendem aos requisitos de recursos oficiais, por isso são publicados em sites de um assunto muito amplo – notícias, sites sobre tudo. Esses links podem ter um impacto negativo na posição do site.

Quaisquer ações contrárias às regras para webmasters do Google – um otimizador independente pode ser orientado pela experiência pessoal na promoção de outros projetos nos quais ações violadoras nunca se transformaram em um rebaixamento de posições.