Sabe-se que um longo tempo de carregamento de um site irrita os usuários e afeta negativamente sua percepção do recurso da web e da própria empresa. Se um visitante deseja receber informações o mais rápido possível, até pequenos atrasos podem deixá-lo nervoso o que pode prejudicar a economia de seus negócios.
O longo tempo de resposta geralmente resulta do carregamento de imagens grandes, widgets incomuns (como controles deslizantes) de atrasos no servidor devido ao processamento de dados complexo etc.
A conclusão é simples: não importa o que causou a operação lenta do site, as consequências são sempre as mesmas – decepção dos visitantes e pouca experiência do usuário.
A animação torna o site esteticamente agradável – A animação é frequentemente usada para chamar a atenção para certos elementos da interface e criar uma imagem de uma empresa inovadora que se mantém atualizada. Os efeitos sutis de animações e transições podem tornar o conteúdo visualmente interessante e afetar positivamente o valor percebido da marca pelo usuário, mas apenas se eles não desorientarem o usuário, não chocarem o conteúdo e forem usados com competência. Somente neste caso, a animação tornará a interface mais atraente e levará ao chamado efeito de “estética na usabilidade”.
Recentemente, as animações ativadas durante a rolagem se tornaram bastante populares entre os designers, mas – como em muitas tendências – ao usá-las, você precisa conhecer a medida. Se eles não forem implementados com êxito, em vez do prazer dos visitantes, você ficará irritado: o usuário será obrigado a esperar até que a página “carregue” o texto.
Vamos explicar: nem toda animação será prejudicial à sua conversão. Alguns deles passam despercebidos pelos usuários. Uma animação bem-sucedida não deve distrair o visitante do conteúdo e da própria interface como um todo. Deve ser perceptível, mas discreto, não irritante e não distrair a tarefa principal.
Não se esqueça do contexto – Se você planeja animar o texto em seu site, considere se isso é apropriado, considerando o objetivo do recurso e as funções importantes para a maioria dos visitantes.
Sites projetados para resolver tarefas sérias e complexas urgentes (relacionadas a cuidados de saúde ou medicina, finanças ou negócios) devem agradar ao público em todos os aspectos mais importantes: qualquer atraso será percebido negativamente, porque as pessoas não procuraram seu recurso para apreciar as imagens e os efeitos visuais, que também os distraem e custam tempo. Para usuários que estão principalmente interessados em resolver o problema, não importa o quão atraente seja o seu recurso – eles vieram aqui em busca de respostas e, quanto mais cedo obtiverem, melhor.